Por favor aguarde...

Digitalização da Indústria da Construção Civil: Tendências 2019

  • Digitalização da Indústria da Construção Civil: Tendências 2019
    2019-01-24

    Entre soluções de preservação e proteção do meio ambiente a tecnologias que auxiliem na otimização de processos e redução de custos, a inovação é a base para a evolução da indústria da construção.

    Fique a conhecer as principais Tendências da Construção Civil para 2019 e comece hoje a preparar a sua empresa para a Indústria 4.0. 


    Realidade aumentada

    A realidade aumentada pretende inovar a forma como os projetos são apresentados e está cada vez mais presente no setor da construção civil. De uma forma simplificada, esta tendência mistura elementos reais com digitais, criando uma projeção em três dimensões, que possibilita uma visualização mais clara de toda a obra.

    Em vez de os clientes visualizarem apenas a planta do projeto, a realidade aumentada permite que visualizem uma projeção da construção final.

    O principal objetivo é proporcionar novas experiências ao cliente, tornando a sua vivência com o  projeto mais real, intuitiva e apelativa.

    Na construção civil, essa tecnologia tem sido muito útil fornecendo informações essenciais para a resolução de problemas não detetáveis nas habituais plantas, tais como: desperdícios de material, erros de elaboração do projeto, otimização de processos e gestão mais eficiente de tempo e recursos.


    Internet das Coisas

    Do termo inglês Internet of Things, esta nova tendência consiste na utilização de diversos dispositivos conectados entre si que disponibilizam informações importantes para uma melhor gestão de recursos e otimização de processos.

    Na construção, integrado com outros aplicativos e elementos, como sensores, são essenciais para:

    - localização de recursos humanos, realizando o seu acompanhamento em tempo real e evitando problemas como a quebra de produtividade;

    - monitorização dos recursos físicos, como o tempo de utilização de cada máquina: o tempo que se encontra ligada mas não em funcionamento, etc.;

    - acompanhamento do degaste e ciclo de vida dos materiais, através da instalação de sensores nos equipamentos;

    - rastreamento dos materiais através de colocação de Beacons de localização, evitando assim perdas e localizando possíveis furtos.


    Wearables

    Também relacionado com a Internet das Coisas, o uso de Wearables tem-se mostrado essencial na análise da qualidade e segurança no trabalho.

    Sensores inteligentes são inseridos no vestuário, capacetes e acessórios, com o objetivo de garantir a segurança e integridade física dos colaboradores através:

    - controlo da temperatura corporal dos colaboradores;

    - análise do nível de fadiga, pressão e outros indicadores da saúde do colaborador;

    - envio da localização exata do trabalhador em caso de acidentes;

    - calcular o número de pessoas em determinada área;

    - emitir sinais de alerta mediante emergências.


    Sustentabilidade e eficiência energética


    Atualmente, a sociedade tende a exigir construções sustentáveis, interessando-se cada vez mais pelos recursos utilizados na sua construção preferindo aqueles que geram menos danos para o ambiente.

    Devido ao rápido consumo dos recursos naturais do planeta, torna-se urgente utilizá-los de forma inteligente e a indústria da construção tem-se tornado pioneira na adoção de processos sustentáveis e na promoção de mensagens de proteção do ambiente.

    Esta tendência de construção sustentável já tem sido adotada pelos grandes grupos de construtoras, mas torna-se imperativo que todas as empresas envolvidas no processo de construção adotem também este pensamento verde.

    A sustentabilidade envolve, entre outras coisas, a conservação da energia, a qualidade do ar, tomar ações menos poluentes, incentivar à reciclagem e utilizar matérias-primas eco-friendly.

    Esta é uma tendência na construção que favorece todos os intervenientes no processo construtivo. O consumidor, por uma questão de consciencialização, a construtora, visto as práticas ambientais valorizarem os empreendimentos e o meio ambiente, na sua correta utilização dos recursos.


    BIM (Building Information Modeling)

    O BIM (Building Information Modeling) é uma tecnologia com base de dados 3D, relacionada ao desenvolvimento de modelos virtuais para a construção.

    Esta ferramenta reúne informações de diversos softwares num único, permitindo não só a recolha de dados, mas também a visualização e compreensão de vários aspetos de um projeto através de desenhos e objetos em 3D.

    Esta ferramenta permite a organização e partilha das informações de forma consolidada e em tempo real, contribuindo para a redução de falhas, a antecipação de problemas e a análise de possíveis interferências.


    Construção modular

    Outra tendência da Construção para 2019 é a fabricação de elementos estruturais fora do local de obra. Essa forma de construção permite otimizar processos e acelerar as etapas da construção, assim como agilizar a entrega de grandes projetos em áreas afastadas.

    Este tipo de construção, mais habitualmente conhecida como construção modelar, pode ser aplicada em diversas finalidades: construções comerciais, residenciais, hotelaria, etc.

    Não restrito a um material único, para este tipo de construção pode ser baseado no uso de aço, do concreto, madeira, entre outros.

    Qualidade construtiva, redução de prazo de execução, previsibilidade de custo, menor dependência de mão de obra e eliminação de desperdícios, são algumas das principais vantagens deste tipo de construção cada vez mais procurada.


    Fonte: plantasdecasa.com

  • Prepare a sua piscina para o Verão!

    Sabe como preparar a sua piscina para o Verão?

    Com as temperaturas a subir chega a vontade de colocar o pé na piscina. Saiba quais os cuidados a ter para garantir a segurança e a saúde de todos.


  • 5 Ferramentas Essenciais para Cuidar do seu Jardim!

    O bom tempo aproxima-se e com ele multiplicam-se os cuidados com o seu jardim.

    Tome nota dos produtos e dicas e prepare o seu jardim para os convívios em família.