Por favor aguarde...

6 Práticas para reduzir o Impacto da sua obra no Meio Ambiente

  • 6 Práticas para reduzir o Impacto da sua obra no Meio Ambiente
    2019-05-17

    Não é novidade que o setor da construção é um dos principais impulsionadores da economia em Portugal. Esta dimensão significa uma maior geração de resíduos sólidos e um aumento da utilização de recursos naturais.

    Para fazer face a este problema é importante adotar medidas que visem diminuir o consumo de energia, incentivem à utilização de matérias-primas renováveis e reduzam a geração de resíduos.

    Comece hoje a pensar no amanhã e coloque em prática as 6 medidas para reduzir o impacto da sua obra no meio ambiente.

    Aplique os 3 R´s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar

    A política dos 3 R´s é um processo mais fácil de explicar do que implementar. Para que este não seja apenas uma ação momentânea é importante que todos os intervenientes no processo se sintam envolvidos e conscientes dos impactos económicos e ambientais, assim como da importância das suas ações nesses processos.


    R- Reduzir

    Será que necessito desta quantidade de materiais?

    É pela questão anterior que o primeiro R inicia. A Redução, tal como a própria palavra indica, é caracterizada pela diminuição das matérias-primas utilizadas, tanto no processo de fabrico como em obra.

    Este princípio de redução começa na própria indústria de transformação, onde o objetivo é diminuir os produtos utilizados no processo produtivo. Esta prática tem de ser levada até à obra, com o aproveitamento de todo o material disponível.

    Nessa prática de redução, a gestão e logística são essenciais para a prevenção de desperdícios. Para isso é necessário controlar, quantificar e inspecionar a geração de resíduos a casa etapa de uma obra e tomar medidas para a sua redução.


    R- Reutilizar

    Reutilizar é evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo, incluindo novamente no processo produtivo materiais que seriam à partida descartados.

    Esta prática pode ser adotada por todos os intervenientes do processo produtivo. O produtor, pode separar e vender as matérias-primas não utilizadas, para serem reaproveitadas por outra empresa/indústria.

    As empresas de construção através da criatividade podem também dar nova utilidade aos materiais, por exemplo, em casos de demolições, pode-se reaproveitar as janelas, portas, tomadas, etc., para outra situação/obra em curso.


    R-Reciclar

    Reciclar é quando não é possível nem reduzir nem reutilizar assim, as matérias-primas serão enviadas para serem processadas e voltarem ao seu ciclo de vida de outra forma. Nesse processo, existe a recuperação da matéria-prima e/ou a formação de um subproduto com valor comercial.


    Entregas “Just In Time”

    O conceito “Just in Time” (“no momento certo”), é uma solução que reduz o tempo do material no espaço de obra, recebendo o material apenas no momento da sua utilização. Este facto contribui para o aumento da eficiência e elimina eventuais desperdícios e danos, causados pela constante movimentação de material.

    A entrega de material é um dos muitos serviços que a Nogueira disponibiliza. Em obra ou num estaleiro, realizamos a entrega no local, hora e data acordados, recebendo o seu material quando realmente precisa dele.


    Layouts produtivos

    A disposição física dos materiais em zona de obra contribui também para a redução de resíduos, para o aumento da produtividade e segurança na obra. Os layouts produtivos estão relacionados com as distâncias a serem percorridas pelos colaboradores, à disposição do material e ao fluxo de máquinas.

    Um bom layout contribui de forma positiva para os resultados no processo construtivo, evitando transtornos como a dificuldade de transitar pelo local e as quebras e desperdícios causados pela deslocação de material.


    Matérias-primas de qualidade

    Opte por materiais mais eficientes e duradouros, contribuindo para o aumento da vida útil do edifício, evitando também a constante aquisição de recursos materiais essenciais ao processo de construção.

    Invista na utilização de recursos materiais duráveis que, em longo prazo, vão exigir menos manutenção ou substituição e, consequentemente, uma vida útil superior.


    Faça uso dos recursos naturais

    - Programe a sua obra para trabalhar nas obras de sol, aproveitando a luz gerada pelo sol e evitando a utilização de energia elétric

    - Recolha e reutilize as águas da chuva

    - Se possível utilize os chamados “tetos verdes” que refletem os raios solares. A utilização de cores mais escuras, que absorvem até 98% do calor solar, aumenta a necessidade de utilização de refrigeradores

    - Opte por reabilitar edifícios: a reabilitação de edificações antigas geram menos resíduos uma vez que evita a demolição dos edifícios.



    Idealize projetos a pensar no futuro

    A sustentabilidade na construção remete-nos automaticamente para o processo construtivo, no entanto existem muitas decisões ao nível de projeto que garantem a sustentabilidade dos edifícios a longo prazo.

    - Instalação de painéis fotovoltaicos, que geram energia limpa

    - Projetar os espaços com janelas e aberturas, favorecendo a entrada de luz solar e a circulação de ar

    - Implementação de sistemas de coleta de água da chuva

    - Criação de espaços verdes nas edificações urbanas. Projetos de jardins verticais e telhados verdes têm-se tornado alternativas sustentáveis que agregam conforto térmico e acústico aos ambientes internos dos edifícios.


    Conte com os nossos produtos e serviços comece hoje a construir relações sustentáveis com o meio ambiente.


  • 5 Ferramentas Essenciais para Cuidar do seu Jardim!

    O bom tempo aproxima-se e com ele multiplicam-se os cuidados com o seu jardim.

    Tome nota dos produtos e dicas e prepare o seu jardim para os convívios em família.

  • Prepare a sua piscina para o Verão!

    Sabe como preparar a sua piscina para o Verão?

    Com as temperaturas a subir chega a vontade de colocar o pé na piscina. Saiba quais os cuidados a ter para garantir a segurança e a saúde de todos.